03/03/2015

O SERINGADOR faz 150 anos - MARÇO



150 anos é o tempo que nos separa desde a fundação do SERINGADOR até aos nossos dias. Reportório que ainda hoje apresenta o seu formato inicial, impresso a preto sobre a folha de papel A4 branca dobrada ao meio.
Antigamente podia ser comprado nos mercados (Sabugal, Belmonte…) ou comércios onde se vendia um pouco de tudo; refiro-me a título de exemplo “o Depósito – o melhor do comércio local de então”, no Sabugal, local onde atualmente se situa a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Hoje podemos encontrar o SERINGADOR em qualquer papelaria ou quiosque de venda de jornais.
Com base neste auxiliar e com ajuda da sabedoria do nosso povo aqui vos deixo alguns conselhos úteis para o mês de MARÇO.

MARÇO – dia 20, chegada da primavera (22h 45min)
Algum frio, pouca chuva e tempo nublado. Tempo variado.
No jardim devem ser podadas as roseiras, devendo ser cortadas na ligação com o pé-mãe e aproveitar as varas cortadas para plantação.
Na adega o vinho deve ser passado a limpo, retirando-o das borras.
No campo plantam-se as batatas e semeiam-se espargos, morangueiros, pepinos, melões, milho, alfaces, cenouras, linho e grãos. Nas terras quentes devem plantar-se as figueiras. Deve-se plantar o cebolo. Enxertam-se damasqueiros e pessegueiros.

Rifões populares do mês de março:
“Páscoa em março, ou fome ou mortaço”
“Quando troveja em março, semeia no alto e no baixo”
“Em março chove cada dia um pedaço”
“março pardo, antes enxuto que molhado”







 "A Minha Rua", Joaquim Luís Gouveia



Sem comentários :

Enviar um comentário