26/04/2014

Memórias de Abril


O Casteleiro sempre foi uma aldeia onde os ideais políticos foram debatidos e estiveram presentes. Desde membros do Partido Progressista, do Partido Republicano, do Integralismo Lusitano, correntes do princípio do século passado, os casteleirenses sempre foram activos e activistas em tudo o que diz respeito à coisa pública.
Em 25 de Abril de 1974 não foi diferente. Um grupo de jovens, muitos jovens, arregaçou as mangas e criou o Centro de Animação Cultural. Recordo-me de em 1975 serem representadas peças de teatro de autores como Brecht e Luis de Sttau Monteiro. Em tempo de revolução, o Casteleiro esteve presente. Chegou mesmo a ser a única freguesia do distrito da Guarda com uma Junta de Freguesia eleita pela APU (Aliança Povo Unido), pela mão solidária do Sr. Manuel Guerra. O MFA e a sua 5ª Divisão (Dinamização Cultural) também lá esteve. Recordo-me do helicóptero aterrar na Estalagem. E, claro, também fizemos umas ocupações….
Ontem, na evocação do 25 de Abril no Casteleiro, tudo isto esteve presente na minha memória.

O Casteleiro é uma terra única. Sou suspeito? Sou!  Mas é com muito orgulho que o admito.





"Reduto", crónica de António José Marques




1 comentário :

  1. Que tempos... Que belos atores que nós eramos, e como vivíamos esses tempos. Lembro-me de tudo o que mencionaste, e aquelas pinturas feitas nas paredes do CACC .A visão que tenho é que o casteleiro passou de cinzento a ter as cores todas da revolução. Obrigado pela lembrança desses tempos e também pelo papel que tens tido na dinamização do Casteleiro.

    ResponderEliminar