27/03/2014

Utentes do Lar visitam Universidade


No passado dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, os utentes das valências de ERPI (estrutura residencial para pessoas idosas), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário do Lar S. Salvador do Casteleiro, aceitaram o convite do Dr. João Luís Batista e rumaram até à Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, Covilhã, onde assistiram à sessão de abertura da Semana Internacional do Cérebro.
Estiveram presentes várias entidades, entre os quais: Dr. Luís Taborda Barata, Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, Dr. Vítor Pereira, Presidente da Camara Municipal da Covilhã, Rui Costa, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e Investigador Principal da Fundação Champalimaud, Miguel Castelo Branco, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira, Maria Assunção Vaz Patto, Neurologista e Professora da Faculdade de Ciências da Saúde, Rosa Marina Afonso, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Graça Baltazar, Professora da Faculdade de Ciências da Saúde.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
A intervenção do investigador Rui Costa, como orador na sessão, proporcionou aos nossos utentes uma melhor compreensão sobre o que se passa no interior do cérebro e como este reage perante determinadas situações. De seguida assistiu-se a um debate sobre a temática do envelhecimento activo:O desafio de contrariar o envelhecimento cerebral”.
A sessão contou com dois momentos culturais: um espectáculo de dança contemporânea do Conservatório da Covilhã e a actuação do Coro Intermezzo, Academia de Música e Dança do Fundão. Seguiu-se um lanche convívio com todos os participantes.
No final foi-nos proporcionada uma visita guiada aos laboratórios da Faculdade onde os utentes puderam assistir in loco à explicação de como fazer algumas análises laboratoriais e chegar à obtenção de resultados científicos.
Os nossos utentes fizeram um balanço positivo de mais uma actividade cultural, salientando alguns deles que: “Foi preciso chegar a esta idade para vir a uma Faculdade!”

A Direcção do Lar S. Salvador

Sem comentários :

Enviar um comentário