29/12/2013

É Natal!


“Ó Meu Menino Jesus
Ó Meu Menino tão belo
Logo viestes nascer
Na noite do caramelo”

 A noite estava fria! Como companheira, o vento trazia a água gelada que rompia, desesperadamente, pelas ruas, desertas, da aldeia.
No Largo da Praça, indiferente a este temporal, o madeiro continuava a arder.
A sua chama aquecia os corações dos resistentes…aqueles para quem esta noite, é única e repleta de magia!
O céu, escuro e rancoroso, recebia raios de luz, que emergiam do madeiro que, em tempos idos, representava o esforço de muitos homens e de outros tantos litros do generoso líquido que Baco consagrou.
Lá ao fundo do povo, a torre cimeira da igreja testemunhava mais um Natal. Sinal de fé e respeito para todos os cristãos: na missa de Natal, o ritual de beijar o Menino Jesus, repetir-se-ia.
Coxia acima, andares trémulos e forçados levavam corpos, já cansados e gastos, até ao senhor prior. O beijo, sinal de respeito, pelo Menino que acabara de nascer saía, muitas vezes, demasiado longo e húmido. A perna da simbólica figura era repetidamente limpa com gestos, automáticos, do jovem pároco da aldeia.
A envolver este momento alto, de convivência cristã, ouviam-se genuínos cânticos, oriundos das gargantas, já gastas, rasgados em notas incompletas, de um grupo de mulheres e, alguns homens, que persistem em fazer chegar esta manifestação de alegria a todos os «anjos» que, com toda a singeleza, tornaram possível o nascimento do Menino Jesus.
 BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO







"A Minha Rua", Joaquim Luís Gouveia



Sem comentários :

Enviar um comentário