19/11/2013

Feira de S. Martinho e Magusto



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dos mercados e feiras nos dias 10 de cada mês, no Casteleiro, destaca-se a antiga e tradicional Feira de S. Martinho que, não sendo no dia litúrgico de S. Martinho, 11 de Novembro, não é de estranhar, já que “ o S. Martinho são três dias e um bocadinho.”
Temos visto e é sabido que, nos dias de mercado, os feirantes e os compradores são poucos, em contraste com os da Feira de S. Martinho que, numa perfeita simbiose com o magusto, realizado pela Comissão de Festas no passado dia 10 de Novembro, o Largo de S. Francisco encheu-se de feirantes e de gente.
Da azáfama bem cedo dos feirantes, dos visitantes, da Comissão de Festas e dos repórteres fotográficos que, ao longo do dia de Feira e do magusto, a serem transmitidas as notícias e imagens fotográficas, em direto, foi uma inovação, não esperada, a que com agrado, os leitores, de imediato, também comentavam e agradeciam. 
E, enquanto na Feira, muitos visitantes da terra e circunvizinhos percorriam a Feira, vendo e comprando o que mais lhes agradavam e precisavam, no Bar da Comissão de Festas o negócio era outro com a finalidade de angariar dinheiro para a Festa de Santo António, a realizar-se no princípio do mês de Agosto de 2014.










 
 
Com castanhas assadas, como não podiam deixar de haver, o bar cedo abriu, onde as mordomas serviam as bebidas, em especial, jeropiga (que boa era) e vinho, para mais tarde, à hora de almoço, os mordomos se esmeravam a assar, simultaneamente, mais castanhas, frangos, carne entremeada e febras, para serem acompanhadas com a boa pinga do Casteleiro e, por fim, até houve uma especial sangria que soube a pouca.
Parabéns à Comissão de Festas pelo serviço e bons momentos que nos proporcionaram, com pena de que, com o dia a chegar ao fim e o frio a vir, a Feira de S. Martinho e o magusto acabassem assim:
 
Logo que a Feira terminou,
Os feirantes arrumaram tudo e foram,
Mas o bar a funcionar continuou,
Para vir a fechar,
Quando a noite fria chegou.





Daniel Machado


Sem comentários :

Enviar um comentário