17/11/2013

"Castelleyro" já em 1320


A palavra Casteleiro chegou aos nossos dias com a grafia que todos conhecemos. Mas, ao longo dos tempos sofreu muitas alterações. Na foto, retirada das “Memórias Paroquiais” de 1758 surge como “Castelleyro”. Mas, alguns séculos antes, designadamente no cadastro ou “numeramento” do Reino realizado entre 1527 e 1532, surge de forma abreviada “o lugar do castel’o”, como podem ver na foto, retirado do manuscrito original, ali entre a “bimdada” e a “mouta”.

 
Deixo aqui, bem a propósito, um estudo sobre a origem e evolução da palavra que o nosso conterrâneo e meu primo Ismael Gonçalves teve a gentileza de me enviar há alguns meses.
“1, Da consulta dos Dicionários – José Pedro Machado, Cândido de Figueiredo, Houaiss e Lello Universal - se conclui que a palavra Casteleiro vem do étimo latino Castellariu-, significando o mesmo que o adjetivo CASTELÃO « relativo a castelo », assim como o substantivo CASLELÁRIO « senhor de castelo».
2. A palavra CASTELEIRO aparece com a grafia medieval CASTELLEYRO em 1320 e no sec. XV já na forma actual CASTELEIRO. Nas Memórias Paroquiais de 1758 a palavra assume as duas grafias: CASTELLEYRO e CASTELEIRO.
3, Registam-se ainda a forma feminina CASTELEIRA « proprietária de castelo» e o regionalismo « às casteleiras» significando «às cavalitas»,
Assim a palavra CASTELEIRO como adjetivo significa o mesmo que CASTELÃO « relativo a castelo » - cf, O Bobo, Herculano; como substantivo significa o mesmo que Castelário - « dono e senhor de castelo»."
 
 
 
 
"Reduto", crónica de António José Marques
 
 
 
 

Sem comentários :

Enviar um comentário