14/10/2013

Junta de Freguesia sempre atenta


As tardes solarengas deste início de Outono trazem ao largo de S. Francisco – local de todas as novidades – as conversas masculinas, reflexo dos trabalhos agrícolas, marcados pelo ritmo da natureza.
As vindimas acabam por ser o tema dominante destes últimos tempos: a abundância de uvas deste ano contrasta com a dificuldade de escoamento das mesmas mas, também, com a diminuição de consumidores do líquido protegido por Baco.
Mas neste espaço, nobre da aldeia, que ao domingo se encontra mais composto, a crítica às suas instituições assume por vezes, particular atenção neste canal vivo, desta terra que teima em resistir e se apresentar como um local onde apetece viver.
Vem isto a propósito de que, nem todas as críticas, que aqui são feitas têm razão de ser, nomeadamente, quando estas pretendem visar o infundado descuido da Junta de Freguesia, perante a manutenção dos caminhos rurais. O Inverno chuvoso, seguido de um Verão quente e prolongado, fizeram germinar todas as sementes que a terra guardara de anos anteriores, tomando conta de alguns dos caminhos por onde, solitariamente e de longe em longe, encontramos os seus utilizadores.
Atentos a esta realidade, ontem mesmo, pude encontrar o Presidente da Junta, o Secretário e o Tesoureiro, em pleno caminho da estrada a inteirar-se do estado dos caminhos, depois das fortes chuvadas deste início de Outono.
Gostei do que vi. Os caminhos estão ser limpos: silvas cortadas, valetas limpas, reposição de terras… A isto chama-se PREVENÇÃO! Mas também se chama GOSTO PELA TERRA!

 AS PESSOAS ESTÃO PRIMEIRO!







"A Minha Rua", Joaquim Luís Gouveia



Sem comentários :

Enviar um comentário