01/08/2013

O Amola Tesouras


Em cima da bicicleta e ao som da gaita chamava os clientes que pretendiam as facas e tesouras afiadas, ou até os guarda chuvas arranjados.
Era o amola tesouras.
Reza o ditado que, quando passava e com a sua gaita tocava a melodia emblemática, trazia chuva no dia seguinte.
 “A música da gaita, antigamente diziam que trazia chuva e batia certo, mas agora desde que começaram a subir para a Lua, estragaram tudo. Está tudo estragado e tudo mudado”, afirmava o protagonista que, ao longo dos anos, fez do Casteleiro um ponto obrigatório da sua penosa rota.
O seu transporte era uma bicicleta que tinha como apetrecho uma roda que amolava tudo o que as pessoas precisassem.
Há muitos anos atrás, cobrava 16 tostões por amolar uma tesoura. Agora, e com a raridade desta profissão, quando aparece na sua cíclica peregrinação, quase cinquenta anos depois, leva dez euros.
Ainda assim o amola tesouras justifica “a inflação”, ao afirmar que “é o que vai dando para viver, porque é chapa ganha chapa gasta”.
Com as aldeias a ficarem desertas, o som da gaita ecoa por entre as ruelas esguias e apertadas e pela Rua Direita (que é torta) anunciando, não a chuva que há-de vir “quando Deus quiser”, mas sim a presença do artesão portador de uma arte secular que, hoje em dia, está em vias de extinção.
 
 
 
 
 
 
 
Joaquim Luís Gouveia
 
 
 

Sem comentários :

Enviar um comentário