24/07/2013

Dia Nacional dos Avós


 
É já no dia 26 de Julho o “Dia Nacional dos Avós” que vem sendo celebrado desde o dia 26 de Julho de 2003.
Para quem não sabe, e à semelhança do Dia do Pai e da Mãe, também o Dia dos Avós teve a sua origem, sabendo-se que, “Segundo o site Avós no Mundo (http://www.avosnomundo-26julho.com/), a ideia de instituir o dia 26 de Julho, como Dia dos Avós em Portugal, foi lançada no final dos anos 80 por Ana Elisa do Couto Faria, uma portuguesa de 66 anos, então avó de quatro meninas e dois meninos.
Nascida a 2 de Janeiro de 1926, na cidade de Penafiel, era uma dentre os nove filhos de um casal de proprietários humildes e generosos. Já casada e mãe, Ana Elisa, logo se apercebeu que seus pais, perante os netos, teriam um papel fundamental ao nível da família e da sociedade.
Com o nascimento do primeiro neto, Ana Elisa começou a verificar e a interiorizar o modo como seria bonito dar relevo aos avós do seu país e do mundo.
Por cerca de dezasseis anos, percorreu diversos países do mundo, levando consigo a mensagem do dia 26 de Julho. Ela não se poupou a esforços para fazer nascer o “Dia dos Avós.” Recorreu a diversos organismos da Igreja Católica, meios de comunicação social e deputados e usava todos os meios ao seu alcance, sendo que um deles dos mais notados era recorrer a figuras públicas portuguesas, em especial, atletas de alta competição e lhes pedia para levarem a mensagem, através de posters.
Após muita perseverança, em Portugal, a Assembleia da República aprovou, pela resolução 50/2003 de 04 de Junho, o dia 26 de Julho, como “Dia Nacional dos Avós”, dia previamente escolhido, por ser dia de S. Joaquim e de Santa Ana, pais da Virgem Maria e avós do Menino Jesus”.
Com esta vitória, para além dum agradecimento sincero a Ana Elisa do Couto Faria, repassado dum triste sentimento pelo seu falecimento em Novembro de 2007, celebremos condignamente este dia, prestando aos avós que, no dizer do povo, são pais duas vezes, aquela justa homenagem com alegria, carinho e amor, com gratidão e muitos, muitos beijinhos que bem merecem.
 
 

 
 
 
Daniel Machado
 
 

Sem comentários :

Enviar um comentário