09/07/2013

Apontamentos, estórias, factos...


Inicio hoje uma série de “apontamentos” históricos sobre o Casteleiro. Na sua grande maioria são inéditos ou, embora conhecidos, nunca foram objecto de publicação. São pequenas estórias, dados, curiosidades e alguns factos até hoje “soltos” mas que procurarei relacionar com o conhecimento existente sobre a nossa aldeia.
Esta série de apontamentos, que aqui serão referidos mas sem desenvolvimento aprofundado, fazem parte de um dossier que estou a construir e que, proximamente, poderá ver a luz do dia em forma de livro. Assim a utilização das horas o permita.
A primeira grande operação de “recenseamento” do Reino foi efectuada entre 1527 e 1532. Este “Cadastro” ou “Numeramento” está disponível na Torre do Tombo. Mas não está completo. Faltam dois volumes, os relativos à Beira e Alentejo. Esses estão na Biblioteca do Museu Britânico.
Graças a um amigo que reside em Londres, foi possível obter a digitalização da parte que a nós, casteleirenses, nos interessa: o cadastro do termo de Sortelha, então concelho de que o Casteleiro fazia parte. E aqui podemos ver o documento original, embora seja de há muito conhecido que ao Casteleiro era referenciado a existência de 52 moradores.
Mas este documento levanta imensas questões e numerosas pistas de investigação, todas relacionadas com o Casteleiro e suas actuais anexas.
Mas, esse, é um estudo em desenvolvimento….
 
 
 
 
"Reduto", Crónica de António José Marques
 


1 comentário :

  1. Magnífico.
    Magnífico.

    O documento e o que aí fica prometido.
    Fico / ficamos a aguardar.

    Boa, Tó Zé.

    ResponderEliminar