14/05/2013

Festa da Caça no Casteleiro

Decorreu, nos passados dias 4 e 5 de Maio, a edição da 3ª FESTA DA CAÇA e não será a última, por certo, tendo em conta o dinamismo e desejo da Junta de Freguesia em se empenhar em prol do desenvolvimento e engrandecimento da freguesia do Casteleiro.
Foi com este espírito de lutadores que o Presidente da Junta de Freguesia, em nome dos restantes elementos da Junta de Freguesia, após ter terminado mais uma FESTA DA CAÇA com êxito, disse, prometendo, em “VIVER CASTELEIRO,” sob o título “Dois dias…,” que “ Não, não baixamos, não podemos, não queremos desistir!
O Casteleiro tem que ser uma terra com futuro.”
A atestar esta afirmação que não sendo só de agora, lá estão, não apenas as palavras, mas sim as obras à vista de todos, outras já agendadas e, desde já, em especial, a compra da casa para a sede da Junta de Freguesia e do olival, transformado num alindado e amplo Largo das Festas, onde, nos dias 4 e 5 de Maio, já se realizou a FESTA DA CAÇA.
Após esta justa introdução, é com a “Largada das perdizes,” às 9 horas do dia 4 de Maio, que se deu início à FESTA DA CAÇA, no habitual local da serra d´Opa, às 10 horas o “Passeio equestre” e, de seguida, às 11 horas, a “Abertura da área de exposições”, nas diversas barracas, espalhadas por alguns Largos, alusivos à caça, produtos locais e regionais.
Às 13 horas, com a “Inauguração oficial da Festa,” foi altura para o Presidente da Junta de Freguesia, António José Marques, dar as boas-vindas a todos os presentes e dizer que a “FESTA DA CAÇA é um evento que tem por fim dinamizar e revitalizar a freguesia que, neste momento, tem 357 habitantes, mas que no ano 50 tinha 1578.”
Em destaque, aproveitou a ocasião e apresentou oficialmente “o vinho marca “Casteleiro”, engarrafado pela Quinta dos Termos. Esta iniciativa da Junta de Freguesia só foi possível, graças à colaboração do Eng. João Carvalho, proprietário e produtor da Quinta dos Termos.”
De seguida, foi a vez do Eng. António Robalo, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, falar, não se cansando de elogiar a iniciativa da Junta de Freguesia do Casteleiro, dizendo que “ Esta FESTA DA CAÇA começa a ser uma tradição, uma boa tradição. O concelho do Sabugal não tinha até há três anos atrás uma Festa deste género no seu território, um concelho com enormes potencialidades.
Em boa hora a Junta de Freguesia do Casteleiro pegou nesta potencialidade e a dinamizou e, por isso, estamos gratos por esse empenho e dedicação.”
Finalizada a “Inauguração oficial da Festa” e porque o apetite já apertava, todos os participantes e presentes foram convidados para o habitual almoço ambulante de porco no espeto com arroz de feijão e enchidos, a ser servido na Rua ao lado do Posto Médico.
Com a FESTA DA CAÇA a prosseguir, as centenas e centenas de pessoas, vindas de várias localidades do país e estrangeiro, nestes dois dias, com alegria, deram a esta risonha e progressiva aldeia do Casteleiro mais vida e movimento, quebrando assim o silêncio de outros dias do ano, a que se juntou, como é costume, a animação de rua, a cargo dos grupos musicais: Queens Vandals, Manta de Ourelos, Bombos da Fatela e Acordeonistas da Beira Baixa; no palco, Encontro de Tunas - Desertuna e Convidados, espetáculo pelo Grupo Anafaia, Ranchos Folclóricos de Valverde e de Sortelha; Exposição e demonstração de Falcoaria, Prova de Santo Huberto, na Serra d´Opa, Demonstração de cães-equipa cinotécnica da GNR, Tiro virtual e Torneio de tiro ao alvo.
Para a Junta de Freguesia e Clube de Caça e Pesca vão os agradecimentos e parabéns, por, com este evento, se dar a conhecer melhor o Casteleiro, as suas gentes, a sua hospitalidade, a sua beleza, riqueza e potencialidades, com um até para o próximo ano, na 4ª edição da FESTA DA CAÇA, com mais novidades, assim o esperamos. 
 
 
 
 
Daniel Machado
 
 
 
 

Sem comentários :

Enviar um comentário