18/03/2013

Dia do Pai

Comemora-se, no dia 19 de Março, o Dia do Pai, aliado à celebração da Festa litúrgica de S. José.
Não se sabendo o ano em que Portugal começou a comemorar o Dia do Pai em complemento ao Dia da Mãe, diz-se, no entanto, que a primeira celebração do dia do Pai, começou nos Estados Unidos, em 1909, quando uma mulher de nome Sonora Louise Smart Dodd que, depois de ter assistido a uma missa, onde se celebrava o Dia da Mãe, teve a ideia de festejar também o dia do Pai, em homenagem ao seu pai, já falecido.
Sonora, sentindo-se convicta e orgulhosa do pai, por ser um bom exemplo a seguir, depois de enviar uma petição à Associação Ministerial de SpoKane, cidade localizada em Washigton, Estados-Unidos, para que fosse oficializado o Dia do Pai, viu o primeiro Dia do Pai, a ser celebrado, em Spokane, sua terra natal, a 19 de Junho de 1910, data do nascimento do seu pai.
Esta celebração, a espalhar-se por toda a América, o Presidente Calvino Coolidge, em 1924, apoiou a ideia de se estabelecer um dia nacional para essa celebração.
Por fim, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, declarando o terceiro Domingo de Junho, Dia do Pai e, em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o terceiro Domingo, como Dia do Pai, nos Estados- Unidos.
     



 



Daniel Machado

Sem comentários :

Enviar um comentário