09/11/2010

A Feira e as lembranças






















Existem épocas do ano que nos trazem mais lembranças e mesmo saudades da nossa terra, a Feira de São Martinho é com certeza uma delas.
Quem não se lembra de toda aquela azáfama da feira, os largos da aldeia muito preenchidos tendo cada um a sua "especialidade"(o Largo da Fonte porcos, o Largo do Reduto era destinado às vacas, o Largo do Chafariz das 2 Bicas aos burros e cabras), tudo devidamente acompanhados pelos respectivas "famílias". O Largo de São Francisco era preenchido com tudo e mais alguma coisa: sapateiros, latoeiros, vendedores de roupa, cerâmica, plásticos e muito mais.
Logo pela manhã era ver chegar pessoas das aldeias mais próximas para encher as nossas ruas e largos.
Como vivia no Largo da Igreja, sentia um enorme gosto ao ver as pessoas que viviam nas Quintas do Anascer chegar com os seus produtos para vender, mas o que mais me agradava era ver as suas vestimentas trajadas a rigor pois a vinda à aldeia assim o exigia.
Tudo isto já lá vai, mas ficam as memórias e o quanto é bom as termos vivido.
Agora, a vida é outra mas o gosto pela Feira mantém-se pena é que o dia (4.feira) não ajude a uma visita, no entanto deixo algumas fotos de uma feira de 2000 e qualquer coisa que por sorte calhou a um fim de semana.
Para todos os que por lá passem, BONS NEGÓCIOS!


Família Lopes Nabais

2 comentários :

  1. Ola familia Nabais?
    De tudo o que foi dito, que retrata bem esse dia, Há um pormenor que não foi referenciado.Os cheiros diferentes que vêem das casas, O cheiro das castanhas assadas no açador na lareira, o cheiro da carne assada,até o cheiro do proprio fumo que sai das lareiras é bem diferentes de todos os outros locais.É sem duvida a nossa terra com os seus diversos aromas caracteristicos.

    ResponderEliminar
  2. Já ia sendo altura de também participarem neste blog.Fico muito contente!Afinal isto é para (e de) todos. H.Fonseca

    ResponderEliminar