22/06/2010

José Saramago morreu


A notícia caiu seca. Apesar de o saber bastante débil, surpreendeu-me e custou-me a aceitar. Imediatamente me questionei: quem vai agora agitar as consciências? Espicaçar as inteligências quantas vezes adormecidas? Pôr à frente dos nossos olhos aquilo que nos esconderam ou nos negámos a ver?
Quem como ele vai dar uso às palavras? Esmiuçar os pensamentos e pô-los no papel com a clareza e a profundidade que nos encantavam?
Ao ver as cerimónias fúnebres, não pude evitar uma lágrima, pelo Homem frontal e honesto, pela sua coragem e principalmente pelo escritor completo.
Vou sentir a falta do próximo livro, se calhar vou relê-los todos. Tenho a certeza de que só ganharei com isso.

Até sempre, José Saramago.









Texto de autoria de Maria Dulce Martins

1 comentário :

  1. Olá!
    Apesar de não ser fã da pessoa, nem do escritor, concordo com o facto de ele ter tido um peso enorme na sociedade e na literatura mundial. Lançou polémicas, sim, mas acho que gostava por seguir a espécie de máxima: "Falem bem ou mal de mim, mas falem".
    Paz à sua alma.

    Abraço
    Lena

    Visite as Aldeias Históricas de Portugal através deste vídeo:
    http://aldeiadaminhavida.blogspot.com/2010/06/espreite-as-aldeias-historicas.html

    ResponderEliminar