02/05/2010

Dia da Mãe

Mãe. Na docilidade desta palavra se encerra algo de místico que, ao pronunciá-la, nos eleva o espírito e arrebata o coração.
A Igreja, ciente desta verdade e dado o importantíssimo papel que a mãe desempenha no seio da família e da Igreja, reservou-lhe um dia especial que teve lugar no primeiro Domingo de Maio.
Bem o merece e, certamente, não a esquecemos nesse dia.
Amemos e honremos sempre aquela que antes de nascermos já nos ansiava e amava; aquela que nos gerou com amor, dores e lágrimas; aquela que as dores do parto esqueceu, ao ver-nos a primeira vez; aquela que nos criou e educou com carinho, amor e sacrifícios, talvez.
E, como prova de amor, desse amor de mãe, conta uma lenda bretã que um mau filho, tendo morto a sua mãe, lhe arrancou o coração. Chegada a noite, foi-se através da charneca para lançar o coração ao mar. Ora sucedeu que, tendo tropeçado na raiz dum junco, caiu pesadamente sobre umas pedras. Na mão ferida, o sangue da mãe juntou-se ao do filho. Esse coração que ele apertava, animou-se e falou. Para amaldiçoar? Não. Para lhe perguntar angustiada: “Meu filho, estás ferido?”
É assim a nossa mãe. Mesmo com o coração dilacerado de dor, de mágoas e angustias atrozes, toda ela é amor para os seus filhos. Do seu coração jorra incessantemente um amor inesgotável, traduzido em perdão, sorrisos e beijos sem fim.
Amemo-la, honremo-la e estimemo-la, se ainda temos a dita de a termos e, se do reino dos vivos já partiu, com uma lágrima de amor e saudade recordemo-la, na certeza de que, no eterno descanso, ela continuará a velar por nós e a amar-nos ainda.





"Daqui Viseu", espaço de opinião de autoria de Daniel Machado

Sem comentários :

Enviar um comentário