02/02/2010

Almoço do bucho junta confrades no Sabugal

No dia 13 de Fevereiro, sábado, a Confraria do Bucho Raiano vai realizar no Sabugal VI Almoço do Bucho, que acontecerá no restaurante Robalo, às 13 horas, antecedido de uma prelecção do escritor e também confrade mestre Jesué Pinharanda Gomes.
«Os Sabores Antigos da Gastronomia Raiana», será o tema da intervenção do escritor quadrazenho, que falará aos confrades evidenciando o valor dos manjares tradicionais da raia sabugalense. A cultura também pode e deve andar de mãos dadas com a gastronomia e é nesse sentido que a lição sobre os sabores antigos surge associada.
Ao meio-dia os confrades juntar-se-ão no salão da Junta de Freguesia do Sabugal, onde será servido um «porto de honra» e entregues os trajes. Aliás este almoço está restringido aos confrades que adquiram o respectivo traje, o qual está a ser confeccionado na empresa Modache, no Sabugal. Abre-se porém a possibilidade de os acompanhantes dos confrades aderentes não envergarem os trajes prescritos nas «usanças».
O almoço será inevitavelmente bucho raiano, guarnecido com grelos de nabo e batata cozida, como ordena a tradição. De entrada haverá pão, azeitonas, chouriço fatiado, morcela e mioleira assada na brasa. A sopa é a do bucho, com grão, hortaliça e massa. Para beber haverá vinho do Dão (Silgueiros), água, refrigerantes e cerveja. De sobremesa poderá recorrer-se ao bufete com arroz doce, papas de milho, farófias, tapioca e aletria, para além de queijo e fruta da época. A finalizar será servido café e bagaço da casa.
Após o almoço, um grupo de confrades animará os ânimos, tocando viola e entoando cantigas tradicionais.
A cerimónia inclui, ainda, a entrega ao proprietário do Restaurante Robalo da certificação de «Restaurante Aconselhado pela Confraria do Bucho Raiano» após a assinatura de um protocolo em que o empresário se compromete a defender sempre a qualidade do bucho servido no seu estabelecimento.
O almoço do bucho está incluído nos Roteiros Gastronómicos, iniciativa da Câmara Municipal do Sabugal a que aderiram 13 restaurantes do concelho.

Sem comentários :

Enviar um comentário